Policiamentos

Conheçam os principais policiamentos desenvolvidos pela Polícia Militar do Estado de Roraima.

 

Policiamento Ostensiva

Trata-se de um conceito abrangente, que envolve atividades de prevenção, as quais são executadas para consecução da segurança pública, tais como policiamento comunitário, radiopatrulhamento e todas as demais que são levadas a efeito pela Polícia Militar a fim de prevenir ou coibir o cometimento de ilícitos penais ou de infrações administrativas sujeitas ao controle da Instituição.

A atividade de polícia de preservação da ordem pública envolve a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei.


Policiamento Escolar

Modalidade de policiamento cuja atividade policial ostensiva está voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino de modo a satisfazer as necessidades de segurança da comunidade escolar. É realizado por meio do Patrulhamento Escolar.

 

Policiamento de Trânsito

Modalidade de Policiamento de Trânsito, cuja atividade policial ostensiva está voltada à prevenção e repressão imediata de atos relacionados com a segurança pública, visa garantir a observância das normas relativas à segurança nas vias públicas, assegurar a livre circulação e evitar acidentes, bem como definir ações específicas e necessárias ao alcance dos propósitos fixados na Política Nacional de Trânsito.

 

Policiamento de Forças Táticas

Policiamento cujo efetivo é fixado em razão de certas peculiaridades da região onde atua e do índice de criminalidade, considerados os homicídios e os roubos. Força Tática, por sua vez, é a denominação que recebe a fração da Força Patrulha reforçada, treinada para ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, tais como: a prevenção setorizada, com intensificação ou saturação localizada de policiamento, repressão a ação de assaltos nos corredores bancários e comerciais ou em locais com alto índice de crimes violentos, ocorrências de vulto, eventos de importância, controle de tumultos e ações para restauração da ordem pública de maior magnitude. Realiza o patrulhamento tático motorizado, executado com viatura de maior porte e com reforço de armamento e equipamento, empregado segundo as normas em vigor, isoladamente ou em conjunto, e coordenado com os demais policiamentos ostensivos.

 

Policiamento de Radiopatrulha -Atendimento "190"

Policiamento que tem por finalidade realizar patrulhamento nos subsetores determinados e dar atendimento à demanda do telefone 190. Policiamento com emprego de Carros e Motocicletas.

 

Policiamento ROCAM

Policiamento com emprego de motocicletas voltado ao patrulhamento de setores comerciais e bancários com esse processo de policiamento consegue-se dar mais agilidade ao atendimento ocorrências, principalmente em horários de grande fluxo de veículos nas vias.